Dicas para viajar de moto

Um dos meios de transporte de fácil locomoção, de baixo investimento e manutenção é a motocicleta. Você pensou em viajar com uma? Será que é cansativo? Vale a pena? É perigoso? Qual o melhor horário? Quais as facilidade e dificuldades? Para você que quer saber tudo isso sobre o tema, chegou no lugar certo. Então vem comigo... 🏍

Dicas básicas

- Faça uma revisão preventiva antes de ir

- Estude o trajeto antes de colocar o pé na estrada

- Separe o dinheiro do pedágio e deixe guardado em um lugar de fácil acesso

- Leva capa de chuva quando for viável

- Leve um corrente para guardar os capacetes 

- Respeite as regras de trânsito

- Faça parada durante o trajeto para esticar as pernas

- Pare em mirantes para apreciar a paisagem

- Salve no GPS lugares para o abastecimento

- Evite andar no período da noite

- Use roupas adequados 


Qual roupa usar?

Sempre utilize roupas adequadas, em especial para viagens longas. Em dias de calor, utilize segunda pele, calça leve e de tênis ou botas confortáveis; e não usei shorts, camisetas de manga curta e chileno em hipótese nenhuma (em acidentes pode ser pior estar com esse tipo de traje). 

Vale a pena viajar de moto?

Depende. Para quem busca agilidade e economia é super recomendado, mas para quem busca conforto esse não é a melhor escolha.


É perigoso viajar de moto?

Depende assim com os demais meios de transporte, viajar de moto pode ser ou não perigosa, depende muito do guiamento e do trânsito em si.

Qual é o melhor horário?

Viajar de dia é mais recomendado. Evite pilotar no horário do pôr do sol (período que pode ocorrer o "lusco-fusco" onde o sol bate e confunde a visão), ao anoitecer, pós -almoço ou quando estiver cansado e/ ou com sono.

Quais as facilidade e dificuldades?

As principais facilidades são: de deslocamento rápido e os gastos reduzidos com combustível, pedágios e estacionamentos. Já as dificuldades são: espaço para bagagem, chuvas e neblina.


Minhas Experiências:

Jacareí x Paraibuna - primeira viagem pilotando a motoca em um trajeto de média distância (com asfalto e terra), indo acampar em Paraibuna, interior de São Paulo. Dificuldades: estrada de terra com pedras e buracos. Ida e volta 94 km. 

Indo acampar em Paraibuna.

Jacareí x Caraguatatuba viagem para Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. Dificuldades: congestionamento e curvas.  Ida e volta 176 km. 

Trânsito parado na Serra de Caraguatatuba.

Jacareí x Aparecida - viagem pilotando a moto e sozinha, segui pela BR - 116 sentido Rio de Janeiro. Ida e volta 195 km. Trajeto tranquilo e sem dificuldades.

Jacareí x Campos do Jordão - seguimos pela  BR - 116 sentido Rio de Janeiro, até Taubaté, depois pegamos o acesso para a BR - 383 (Trecho de Serra). Dificuldades: neblina e curvas acentuadas. Ida e volta 200 km. 

Jacareí x Santo Antônio do Pinhal - Seguimos pela BR - 116 sentido Rio de Janeiro, até Taubaté, depois pegamos o acesso para a BR - 383 (Trecho de Serra). Dificuldades: curvas acentuadas. Ida e volta 180 km.
Parada obrigatório Estação Ferroviária Eugênio Lefevre.

 
Jacareí x Ubatuba -  minha viagem mais longa de moto, Ubatuba está localizado no Litoral Norte de São Paulo. Ida pela via Rod. dos Tamoios e depois pela BR-101, e volta Rodovia Governador Carvalho Pinto e BR-383, total 290 km. Na ida paramos antes de descer a serra de Caraguatatuba, na volta pegamos muita neblina e o trecho de serra já esta anoitecendo, foi uma das viagens mais cansativa. Dificuldades: neblina, congestionamento, curvas acentuadas, baixa iluminação no trecho de serra. 

Trânsito e neblina na Serra de Ubatuba.

___________________________________________________________


Gostou das dicas? Comente aqui embaixo!


Ajude no meu Mochilão Pós Quarentena


SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS
Instagram: @brupelobrasil

#Dicas #Viajar #Moto #BoraAjudarOutrosViajantes #BruPeloBrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE FAZER EM SANTA BRANCA - SP

O QUE FAZER EM PARAIBUNA - SP

13 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O COUCHSURFING