13 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O COUCHSURFING
Conhece o CouchSurfing? Então é bom ficar por dentro dessa dica, pois trata-se de um app/site muito interessante para quem gosta de viajar pelo Brasil e pelo mundo. O CouchSurfing é um programa que conecta habitantes locais a viajantes que buscam conhecer pessoas, explorar a cidade em boas companhias e economizar na hospedagem.
Confira as 12 dicas a seguir!
1. O que é Couchsurfing?
O Couchsurfing, cuja tradução é “surfar em sofás”, é uma organização sem fins lucrativos que possibilita a busca por hospedagem gratuita em qualquer lugar do mundo. A rede social conecta anfitriões e hospedes, com a proposta de promover a troca de experiências e a consolidação de novas amizades entre pessoas de diferentes destinos.
2. Como criar seu perfil
Crie um perfil na plataforma que descreva de maneira honesta as suas preferências e personalidade: informe seu nome, sua idade, interesses, profissão, etc, coloque fotos, além daquela solicitada no perfil, indique seu Instagram e Facebook também, para que o anfitrião possa te conhecer, quanto mais completo o perfil, melhor.
3. Como solicitar hospedagem
Antes de escolher o local para ficar, leia os perfis com atenção e busque quem possui boas recomendações e é mais parecido com você. Quando for enviar solicitações, escreva com muita atenção e deixe claro que você leu o perfil da pessoa. Não copie e cole texto solicitando para os hóspedes, geralmente um conhece o outro quando são da mesma cidade, o que ficará feio para você.
4. Após solicitado e aprovado, o que eu faço?
Primeiramente pegue o endereço, orientações de como chegar e o telefone da pessoa. Não guarde essas informações apenas eletronicamente, escreva em um papel, caso seu celular seja roubado, trave ou acabe a bateria. Assim que tiver o primeiro contato com o anfitrião pergunte as regras da casa (atentem as famílias que são vegetarianos e veganos).
No meu caso eu sempre pergunto se o anfitrião necessita de alguma coisa em sua casa, como frutas, pão para tomar café, pois já me deparei com situações que o anfitrião tinha acabado de se mudar e não tinha lençol, neste caso eu comprei para levar e deixei-o de presente para o anfitrião.
5. Ótima maneira de economizar em viagens
Sem dúvidas, é umas das principais vantagens sobre o couchsurfing é a possibilidade de economizar. Embora você fique hospedado de graça, disponha de uma grana extra, pois seu anfitrião vai querer fazer passeios com você e é sempre bom sair e socializar.
No meu caso fiz um pequeno mochilão pelo Brasil durante 40 dias, utilizei o app e fui hospedada por 10 anfitriões, alguns deles forneceram além da hospedagem, alimentação e alguns passeios sem nenhum custo. Além de passear com mais 3 integrantes do aplicativos, que me levaram para cachoeira, além de tomar café e visitar alguns museus na cidade.
6. Você tem que ter disposição e aceitar as regras da casa
Você ficará hospedado em uma casa de quem está apto a conhecer pessoas novas, contudo é uma visita, logo precisa ter bom senso e respeitar regras com horário e algumas restrições.
Atenção: você não está em hotel, pousada ou hostel, onde pode ser até comum sair do banho e jogar a toalha molhada em cima da cama, ou espalhar as roupas que estavam na mala em qualquer lugar.
Não faça bagunça, seja organizado e se torne um hóspede agradável, não custa nada né?
7. Dicas de segurança
Primeiramente, informe aos seus parentes e amigos o endereço, telefone onde você ficará hospedado, assim como o perfil do seu host. Embora a pessoa que irá recebê-lo tenha essa vontade de conhecer pessoas novas, seja cauteloso no trato social e, ao menos no início, evite dar opiniões polêmicas sobre certos assuntos espinhosos como política e religião.
O Couchsufing é apenas um rede social de hospedagem, então não confunda com Tinder ou algo do tipo, caso algum anfitrião confunda as coisas, escreva no comentário e não tenha medo, assim você informa outras pessoas sobre o ocorrido. Lembre-se: ser ponderado, educado e tolerante é a chave para a conquista de boas amizades!
8. Explorar a cidade em boas companhias
Em viagens para outras cidades, há o risco de os passeios ficarem restritos aos roteiros turísticos convencionais. Se a ideia for “couchsurfar”, esqueça esse problema. Como você estará em companhia de alguém da cidade, poderá explorar roteiros novos e diferentes, ou seja, irá conhecer lugares fora da rota-padrão e vai levar lembranças muito mais profundas da cidade!
9. Você vai conhecer gente muito legal
Se a ideia é socializar, a plataforma couchsurfing é uma mão na roda. É quase consenso: uma das coisas mais interessantes em viagens é conhecer as pessoas locais e conviver, mesmo que em curto período, intensamente com aquela cultura distinta. Já pensou se além de sair para se divertir, você também tem a oportunidade de ficar em casa para assistir a filmes, cozinhar, tomar uma cerveja (drinks, refrigerantes, sucos, o que for) na varanda e bater papo o dia inteiro com uma galera diferente e igualmente interessada em estabelecer esse contato?
10. Você vai tirar muita coisa positiva
O couchsurfing é incrível por ser um elo entre pessoas distantes geograficamente, mas com os mesmos anseios: conhecer uma nova cultura, conversar em sotaques diferentes, aprender sobre hábitos até então estranhos e inusitados de outro país e curtir bastante com os novos amigos! Que tal fazer amizades e aprender a importância de compartilhar um quarto, um colchão, o controle do vídeo game e até os pedaços de bolo na geladeira? Viver é interagir!
11. Tenha bom senso e seja um bom hóspede
Viajar é algo que promove um aprendizado prazeroso, deste modo esteja aberto para isso, mesmo que seja para a culinária, religião, hábitos e costumes diferentes do seu. É fundamental se adaptar aos hábitos de quem te hospeda, não deixe bagunça espalhada, respeite os horários das casas e hábitos. Se puder, ajude com a limpeza.
12. Deixe um comentário no app
Não esqueça de escrever um comentário para seu anfitrião no app, esse será de fundamental importância para os próximos hospedes.
13. Seja um anfitrião também
Assim como você foi recebido durante sua viagem ou mochilão, seja um anfitrião também.
Não cobre pelo serviço, deixe claro as regras da sua casa, ajude com informações de transporte, comércio e dicas turísticas. Tente reservar um tempo para conhecer e turistar com seu hóspede, aproveite para fazer novos amigos, leve ele para conhecer locais e novos amigos.
____________________________________________________________
IMPORTANTE:
O aplicativo era gratuito até abril de 2020, no entanto por conta da Pandemia, será necessário a contribuição de R$ 4,99 mensais ou R$29,99 anual, mas compensa muito, no meu caso já me hospedei em 10 casas e fui uma vez anfitriã.
Veja como foi minha experiência desde 2019 sobre a hospedagem no App em:
__________________________________________________
Gostou das dicas? Comente aqui embaixo!
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS
Instagram: @brupelobrasil
Ajude no meu Mochilão Pós Quarentena

Comentários
Postar um comentário